Anúncios


sábado, 7 de setembro de 2013

STF - Twitter do STF é o mais ativo entre as cortes constitucionais - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 06 de setembro de 2013

Twitter do STF é o mais ativo entre as cortes constitucionais

Com mais de 391 mil seguidores desde sua criação, em 2009, a conta do Supremo Tribunal Federal no Twitter (www.twitter.com/STF_oficial) é, segundo levantamento do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, a mais ativa entre cortes constitucionais de diversos países. O levantamento analisou praticamente todas as cortes constitucionais do mundo, das quais apenas dez – Brasil, Colômbia, Equador, França, Indonésia, México, Peru, Reino Unido, República dominicana e Venezuela – têm alguma atividade do Twitter.

O diferencial do perfil @STF_oficial é a cobertura em tempo real das sessões plenárias da Corte. Na última quinta-feira (5/9), dia do início do julgamento sobre embargos infringentes na Ação Penal 470, o @STF_oficial foi mencionado 1.541 vezes e ganhou 305 novos seguidores. Na quarta-feira (4/9), foram 1.369 menções e 377 novos seguidores. Além da AP 470, temas como o julgamento do deputado federal Natan Donadon e seus desdobramentos, a condenação do senador Ivo Cassol e decisões relativas ao Programa Mais Médicos tiveram grande repercussão entre os seguidores da conta do STF no Twitter.

De janeiro de 2012 a agosto de 2013, foram publicados mais de 2.700 tweets, com os picos coincidindo com os principais julgamentos realizados pelo STF nesse período – como o julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, em fevereiro de 2012, a autorização para a interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, em abril de 2012, a declaração de constitucionalidade da política de cotas na Universidade de Brasília, também em abril de 2012, e, a partir de agosto daquele ano, o julgamento da Ação Penal 470, encerrado em dezembro com a condenação de 25 réus.

O perfil do STF é administrado pela Secretaria de Comunicação Social, que considera o Twitter um instrumento importante para auxiliar no repasse de informações da Corte para o cidadão interessado em suas atividades e seus julgamentos, de forma ágil. A rede contribui para a maior transparência e para a divulgação de decisões relevantes, em tempo real.

CF/EH


STF - Twitter do STF é o mais ativo entre as cortes constitucionais - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário