Anúncios


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TST - Audiência de conciliação entre Infraero e aeroportuários continua nesta sexta-feira - TST

Audiência de conciliação entre Infraero e aeroportuários continua nesta sexta-feira


(Qui, 15 Ago 2013 16:02:00)

Continua nesta sexta-feira (16), às 15 horas, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a audiência de conciliação entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e os trabalhadores  para acabar com a greve no setor. Na segunda-feira (12), as assembleias dos aeroportuários recusaram a proposta de acordo salarial  feita pela estatal no TST. Caso não haja entendimento, o vice-presidente do TST, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, deverá sortear um ministro para ser o relator do dissídio coletivo ajuizado pela empresa.

Na última reunião entre as partes, quinta-feira (8), a Infraero propôs um reajuste real de salários de 1% a partir de setembro deste ano, além da correção salarial pelo IPCA até maio (data-base da categoria). Outro reajuste real de salários, de 1,5%, seria concedido em setembro de 2014. A empresa se comprometeu a revisar os pisos salariais de três funções, que estão com os salários reconhecidamente defasados: analista de sistemas, médico do trabalho e pessoal de engenharia e manutenção.

 Os aeroportuários e a empresa concordaram em formar duas comissões paritárias para discutir  soluções de sustentabilidade para os planos de saúde e odontológico e para definir os estudos do futuro Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). Antes da decisão dos empregados de não aceitar a proposta de acordo, a estatal tinha se comprometido a não descontar os dias de greve, num total de cinco até então.

(Aldo Renato)