Anúncios


segunda-feira, 15 de abril de 2013

STJ - Ministros falam a novos juízes no encerramento do curso da Enfam - STJ

15/04/2013 - 12h31
ENFAM
Ministros falam a novos juízes no encerramento do curso da Enfam
O III Curso de Iniciação Funcional de Magistrados chegou ao fim, após cinco dias de atividades pedagógicas e político-institucionais. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, a diretora-geral da Enfam, ministra Eliana Calmon, e o ministro do STJ Castro Meira desejaram sorte aos novos magistrados na longa carreira que têm pela frente. O curso foi promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).

Aos 55 juízes recém-empossados nos Tribunais de Justiça do Paraná e do Piauí, Felix Fischer destacou as dificuldades para o ingresso na magistratura hoje em dia. “Os concursos são desumanos, com uma concorrência brutal. Não tenho dúvida de que vocês têm tudo para brilhar”, afirmou o presidente do STJ, para quem a base intelectual dos juízes atuais “é bem superior ao padrão médio da minha geração”.

Mudança de discurso

Já a ministra Eliana Calmon ressaltou que a credibilidade da magistratura está nas mãos dos próprios juízes. “Nós temos que mudar o rumo dessa prosa, adotar um novo discurso. A sociedade ainda não conseguiu saber o que o Judiciário faz”, afirmou. A diretora-geral da Enfam disse esperar que os alunos-magistrados carreguem essa experiência para o resto da vida profissional.

“Tenho uma profunda inveja de vocês, porque recebem muitas informações que não eram disponíveis no meu tempo. Tenho certeza de que vocês serão juízes diferentes. Vocês vão fazer acontecer”, afirmou.

O ministro Castro Meira disse que a “magistratura é algo que realiza as pessoas”. Ele também ressaltou o privilégio dos juízes paranaenses e piauienses, ao poderem participar de um curso como o elaborado pela Enfam. “Esse curso não ensina a julgar, mas dá a formação para os profissionais atuarem mais seguros do que na época em que comecei na carreira, quando fui lançado aos lobos”, afirmou.

Fotos:

Entre os ministros Eliana Calmon e Castro Meira, o presidente do STJ, Felix Fischer, fala aos alunos no encerramento do curso da Enfam. 

A diretora-geral da Enfam, Eliana Calmon, e os juízes que participaram da terceira edição do curso de iniciação funcional. 


Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 423 vezes


STJ - Ministros falam a novos juízes no encerramento do curso da Enfam - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário