Anúncios


quarta-feira, 13 de março de 2013

STJ - Tribunal reinicia programas socioeducativos - STJ

13/03/2013 - 17h55
INSTITUCIONAL
Tribunal reinicia programas socioeducativos
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou na última terça-feira (12) as visitas dos programas socioeducativos Museu-Escola, Despertar Vocacional Jurídico, Saber Universitário da Justiça e Sociedade para Todas as Idades. As atividades são desenvolvidas pela Coordenadoria de Memória e Cultura.

Na manhã de terça-feira (12), 45 alunas da Vila das Crianças, da cidade-satélite de Santa Maria (DF), participaram do Museu-Escola: receberam noções de cidadania e conheceram as dependências, a estrutura e o funcionamento do Tribunal.

No mesmo dia, alunas de ensino médio da Vila das Crianças participaram da reabertura do projeto Despertar Vocacional Jurídico.

O Museu-Escola foi criado em 2001 e já atendeu a aproximadamente 80 mil estudantes do ensino fundamental (sexto ao nono ano) de escolas públicas e privadas. A intenção do programa é incutir nos alunos a noção da importância da preservação histórica, além de divulgar a história do Judiciário, com ênfase no STJ.

Já o Despertar Vocacional Jurídico começou as atividades em 2002 e tem o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio na escolha profissional, levando-os a uma reflexão vocacional pelo contato com as atividades jurídicas desenvolvidas no STJ. Foram atendidos cerca de 30 mil estudantes até hoje.

Cidadania e inclusão

As atividades seguem diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Resolução 8/11 e a Portaria 361/11 do STJ incluíram em seu planejamento estratégico para 2010-2014 a promoção da cidadania por meio de ações que fortaleçam a educação e a inclusão social, e atendam a, no mínimo, 15 mil pessoas por ano até dezembro de 2014.

A responsável por acompanhar as alunas da Vila das Crianças no Museu-Escola, Luana Rodrigues de Sousa, afirmou que elas “voltam para a escola com uma nova visão de futuro e com vontade de conhecer mais sobre o STJ”.

Esses conhecimentos ficaram claros para a aluna da oitava série Vanusa Nascimento. “Muitas pessoas lá fora falam que não temos direitos. Elas esperam que o direito bata à sua porta, que o governo venha resolver os seus problemas. Temos que procurar a Justiça”, disse.

Ao final, as estudantes receberam material de apoio para o desenvolvimento de atividades artísticas ou litérárias que abordem o tema deste ano: “STJ, 25 anos promovendo cidadania.” Os trabalhos vencedores serão transformados em cartões postais e marcadores de livros, que são oferecidos aos visitantes do Tribunal.

Agendamento

As visitas se estendem até novembro, e cada escola pode inscrever até duas turmas, com 35 a 45 alunos. O agendamento deve ser feito com antecedência, por fax, telefone ou pela internet, no portal do STJ.

Preenchido o calendário para 2013, as visitas agendadas irão compor um cadastro de reserva, com possibilidade de as turmas excedentes serem atendidas ainda este ano, caso haja desistências.

Programação

Nesta quarta-feira (13) também foi reiniciado o Saber Universitário da Justiça, com estudantes do UniCeub. Na sexta-feira (15), o projeto Sociedade para Todas as Idades faz a abertura de suas atividades com a visita do Grupo Árvore da Vida, do Recanto das Emas (DF).

Foto:

Alunas da Vila das Crianças em visita ao STJ na abertura do projeto socioeducativo Museu-Escola.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 323 vezes


STJ - Tribunal reinicia programas socioeducativos - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário