Anúncios


terça-feira, 12 de março de 2013

STF - Concessionárias de energia questionam lei do Amazonas sobre vistorias - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 11 de março de 2013

Concessionárias de energia questionam lei do Amazonas sobre vistorias

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4914), no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando lei do Estado do Amazonas que obriga as concessionárias a notificar os consumidores, por via postal, sobre a realização de vistoria técnica nos medidores. A exigência faz parte do artigo 1º da Lei amazonense 83, de 6/7/2010.

Na justificativa que acompanhou o processo legislativo, o deputado estadual autor do projeto de lei afirmou que a exigência visava à defesa dos consumidores “que, muitas vezes, ficam à mercê da boa vontade das concessionárias”, que realizam vistorias “sem critérios pré-estabelecidos que respeitem os direitos do consumidor, deixando os usuários em uma peregrinação de espera na tentativa de solucionar seus problemas”.

Para a ABRADEE, porém, trata-se de “autêntica usurpação de competência exclusiva da União”, a quem cabe legislar sobre os serviços de energia elétrica (artigo 22, inciso IV). Os distribuidores alegam que somente lei nacional pode dispor sobre regime de concessionárias e permissionárias de serviço público federal e sobre os direitos dos consumidores desses serviços.

Outro argumento é o de que a exigência afeta diretamente os custos de prestação do serviço. “O custo do cumprimento da obrigação criada por essa lei estadual jamais foi considerado pela agência reguladora competente – a ANEEL – nos cálculos das tarifas cobradas aos consumidores”, afirma a ADI.

Segundo as concessionárias, “é dever de qualquer delegatário de qualquer serviço público a constante avaliação e manutenção dos bens utilizados na prestação adequada dos serviços aos usuários” – o que inclui os equipamentos de medição. Elas apontam uma “grave situação de fraudes em medidores e furto de energia” no estado, e afirmam que a exigência da notificação prévia sobre a vistoria contribuiria para piorar o quadro.

Liminarmente, a ABRADEE pede a suspensão imediata dos efeitos da lei e, no mérito, pretende que o STF declare a sua inconstitucionalidade. O relator da ADI 4914 é o ministro Marco Aurélio.

CF/AD


STF - Concessionárias de energia questionam lei do Amazonas sobre vistorias - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário