Anúncios


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

STF - Ministro Joaquim Barbosa comparece a velório de Niemeyer - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa comparece a velório de Niemeyer

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, interrompeu a sessão plenária de julgamento da Ação Penal (AP) 470, na tarde desta quinta-feira (6), para comparecer ao velório de Oscar Niemeyer, no Palácio do Planalto, acompanhado do ministro Gilmar Mendes. Em nota de pesar, o ministro-presidente ressaltou “a defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira” que nortearam a vida do arquiteto.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, seu nome completo, era neto, por parte de mãe, de Antônio Augusto Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal de 1896 a 1913, e nome de uma rua no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde morou a família. Em seu sítio oficial na Internet, Niemeyer relembra suas origens – Ribeiro e Soares, portugueses; Almeida, árabe; e Niemeyer, alemão – e fala da “casa das Laranjeiras”, onde nasceu, cresceu e passou boa parte da vida adulta. “Era uma casa assobradada, com seis janelas na fachada, tendo no frontispício as iniciais RA, do meu avô Ribeiro de Almeida”, escreveu.

O ministro Ribeiro de Almeida nasceu em 1838, em Maricá (RJ). Foi juiz de Direito e desembargador da Relação da Corte e, já no período republicano, juiz da Corte de Apelação e ministro do STF, onde ocupou a cadeira 8, em vaga aberta com o falecimento de Americo Braziliense de Almeida Mello. A vaga foi extinta em 1969, pelo Ato Institucional nº 6. O avô de Niemeyer faleceu em 1919, no Rio de Janeiro. Seu neto, à época, tinha 12 anos.

CF/EH


STF - Ministro Joaquim Barbosa comparece a velório de Niemeyer - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário