Anúncios


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Agência Brasil - PSDB promete ir ao STF pela troca de senadores na CPI da Petrobras - Jurisprudência

 
15 de Junho de 2009 - 17h52 - Última modificação em 15 de Junho de 2009 - 17h52


PSDB promete ir ao STF pela troca de senadores na CPI da Petrobras

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O PSDB pretende reivindicar ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e ao Supremo Tribunal Federal (STF) que substituam os senadores governistas membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, caso eles continuem obstruindo a instalação e os trabalhos da comissão.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento de criação da CPI, afirmou hoje (15) que os artigos 48 e 85 do Regimento Interno do Senado preveem a substituição dos membros de comissão, caso ela não esteja em funcionamento normal. A ideia, segundo o tucano, é aguardar até quarta (17) ou quinta-feira (18) desta semana pela instalação da comissão. Caso não ocorra, como nas últimas duas tentativas, o PSDB entrará com uma representação no STF.  

“Vamos esgotar todos os instrumentos disponíveis para que se chegue à instalação da CPI e se acabe com a obstrução. Uma obstrução da maioria, que tenta cercear a minoria”, afirmou Dias. “Se isso não ocorrer esta semana, pretendemos recorrer ao presidente do Senado para que ele, cumprindo o regimento, substitua os membros desta CPI”, completou.

Álvaro Dias explicou que, de acordo com o regimento, a substituição deveria ocorrer, inicialmente, por outros representantes do partido ou do bloco. Não havendo mudança no quadro, a troca poderia ser feita por senadores aleatoriamente, o que poderia mudar a  proporcionalidade de forças entre governo e oposição dentro da CPI.

Segundo Dias, já há jurisprudência em dois casos: na CPI da Bingos e na do Apagão. “A jurisprudência está firmada pelo Supremo Tribunal Federal, não há como admitir o cerceamento do direito da minoria”, acentuou.



Edição: Antonio Arrais  


Agência Brasil - PSDB promete ir ao STF pela troca de senadores na CPI da Petrobras - Jurisprudência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário